Sobre nós
Scroll

Sobre nós

Somos uma empresa familiar produtora de Vinho do Porto há já cinco gerações. No século XIX a marca foi criada pelo nosso tetravô José Silvério Vieira De Sousa.

Anos mais tarde da criação da marca, devido à devastação das vinhas pela filoxera, a empresa passou por um período de instabilidade financeira resultante dos anos sem produção. Foi neste momento que José Ermelindo, nosso bisavô se viu a braços com a difícil decisão de vender a marca, por forma a replantar todas as vinhas da família focando-se novamente na produção, envelhecimento e venda de Vinho do Porto à pipa.

About photo 1 About photo 2

Em 2008, com uma nova geração a liderar a empresa, Luísa, com a ajuda do seu pai António, decidiu investir, novamente, na vertente de engarrafamento de Vinho do Porto. A “Vieira de Sousa” adquiriu novos armazéns e equipamentos lançando a família de volta ao negócio de engarrafamento de Vinho do Porto e, mais tarde, nos Vinhos do Douro.

Todos os nossos vinhos são produzidos com uvas das quatro quintas da família que ocupam quase 60 hectares no Vale do Douro: Quinta da Àgua Alta, Quinta do Fojo Velho, Quinta da Fonte e Quinta do Roncão Pequeno. As quintas localizam-se ao longo do rio Douro o que permite que a empresa produza diferentes vinhos de ano para ano, mantendo a qualidade.

A nossa capela
Scroll

A nossa capela

Na pequena vila de Celeirós do Douro, a família Vieira De Sousa é proprietária da Quinta da Fonte e casa de família, onde se pode encontrar uma capela que remonta ao século XVIII.
Construída no ano de 1710, esta capela, única, foi mandada erigir pelo reverendo Francisco Furtado de Azevedo Sotto Maior em honra de São Francisco de Assis. Estas informações foram gravadas na fachada da porta principal e são ainda hoje legíveis. Todos os anos, no dia de São Francisco a capela é aberta ao público e é celebrada uma cerimónia que, normalmente, coincide com o último dia das nossas vindimas.
Esta capela pertence ao estilo barroco e distingue-se dos demais monumentos da área pelo seu bom estado de conservação e pela fachada astuciosamente trabalhada. Este é um excelente exemplo da arquitectura religiosa do século XVIII.

Produção de vinho
Scroll

Produção de vinho

A Família Vieira de Sousa tem três adegas. Duas mais pequenas estão localizadas na Quinta da Fonte e Quinta da Água Alta.
Os lagares da Quinta da Fonte encontram-se por baixo da casa da família em Celeirós do Douro. O objetivo destes era vinificar os Portos Brancos que provinham da vinha da Quintafonte e também vinificar as melhores uvas para Porto que vinham da Quinta do Roncão Pequeno e do Fojo Velho. Ambas as adegas encontram-se inactivas e apenas nos anos muito especiais se produzem um ou dois lagares com pisa a pé.

A maior adega e mais importante adega localiza-se em Sabrosa, na zona industrial. Ainda que estes novos lagares tivesse sido idealizado em 2008 devido à necessidade de aumentar o portefólio e o espaço de armazenamento de garrafas de Vinhos da família, apenas foi construído em 2010. O espaço está equipado com a mais recente tecnologia de Produção de vinho, controlo de temperatura, laboratório, máquinas de engarrafamento e rotulagem e espaço para armazenar 200000 litros em tanques de aço inoxidável e 100000 garrafas de vinho.

Também a Quinta da Água, em Gouvinhas, perto do Pinhão, tem um pequeno lagar em granito. Apesar de estar inutilizável desde 2010 devido ao seu tamanho, foi nele que foram vinificados alguns dos nossos vinhos mais importantes, tais como o LBV 2008 e o Vintage 2009.